terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Seja vc mesma


ESPELHO, ESPELHO MEU...

... existe alguém mais inconstante do que eu? Aprendi que a gravidez é mágica, mas está longe de ser um conto de fadas permanente. Enquanto o mundo te vê como uma princesa, um ser encantado capaz de dar à luz, você está se sentindo uma ogrinha, com hormônios à flor da pele e uma fome que faria o Shrek berrar: "Devagar, minha filha!". O sapatinho de cristal dá um cansaço danado e o balançar da carruagem... Argh, que enjoo!!
Até Kate Middleton, que está com o rei na barriga, desceu do salto e aterrissou em um hospital inglês após embarcar na viagem da maternidade. Imagina o desespero da enfermeira na hora de espetar o braço real para botar o soro? Gerar uma vida exige sacrifício, toda mãe aprende isso. Da realeza à pobreza, muda o cenário, mas o enredo é o mesmo. E a gente reclama? Nada disso.

fioncesa.jpg 

Existe uma beleza até nas pequenas tragédias durante esses meses de encanto, angústia e amor. Como esquecer o olhar cúmplice do seu amor lhe oferecendo um pratão de espaguete porque você viu "A dama e o vagabundo" e quase invadiu o prato dos cachorros na tela da TV? Ele te acha louca, mas mata seu desejo. Seu pai, mãe, irmão, amigos, colegas de trabalho, todos cúmplices de cada dia de gestação, todos preocupados.
A aura de vida que envolve a grávida enternece o mais duro dos seres desse planeta de dores e delícias. É mais um de nós, da nossa espécie vindo ao mundo. É uma alma, um ser humano sendo feito para essa louca travessia terrestre.
Nunca me senti tão parte da humanidade quanto agora. E nunca a senti tão dentro de mim. Todas as crianças hoje são um pouco minhas filhas. Todas. E me vejo no lugar de suas mães. Todo adulto, por mais boboca que seja, é filho de alguém. E por isso mesmo já merecedor de certa reverência, de certa atenção. Nelson Rodrigues dizia que uma cretina melhorava quando se tornava mãe. A gente sempre demora a entender as lições dos mestres. A maternidade acende a lamparina da compaixão, da solidariedade. Apesar de saber que muitos ensinamentos me aguardam, só por esse, já teria valido a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário