
- Aprenda a andar com brilho
Ilumine-se: é essa a dica da moda para o próximo verão. Os brilhos, que invadiram as vitrines no inverno, permanecem com toda força na próxima estação. Eles estarão por toda a parte do corpo: dos pés à cabeça e poderão vir sob a forma de paetês, couro metalizado, verniz, strass, canutilhos, pedras, entre outros. É época de brilhar (e muito)!
Alguns especialistas acreditam que a tendência do brilho nas passarelas de moda se deve em parte por uma busca dos consumidores pela elegância e riqueza ali representadas - e quanto a isso não há discussão. Um vestido preto nada seria se não estivesse acompanhado de um gracioso casaquinho de Lurex, capaz iluminar todo o visual. E se no inverno e outono esse detalhe especial já foi um sucesso, imagine o que será na estação mais aguardada do ano. Espera-se que eles estejam por toda parte, dos modelos mais fresquinhos para serem usados durante a tarde até no guarda-roupa de trabalho, servindo como complemento essencial.
O ouro tem o seu valor, mas no mundo da moda ele não reina absoluto. A prata, o cobre e o verniz também estarão em alta e são presenças confirmadas nas vitrines das lojas do ramo. Os paetês perderam um pouco de sua força para a concorrência: pedras e plaquinhas de metal, que se valorizaram. Mas eles permanecem. É o que diz a estilista Ana Cláudia Dias, da grife Oh!Boy. Segundo ela, "a preferência será pelos paetês foscos" que enobrecem a roupa sem exageros.
Além dos materiais brilhosos, a aposta também é feita nas cores luminosas. A inspiração, segundo Ana Cláudia, veio dos anos oitenta. "Estamos trabalhando com cores fortes, como rosa-pink, verde-esmeralda e verde-limão, muito usadas na década de oitenta", afirma.
Falando sobre o verão, não é possível esquecer da moda-praia. Se os brilhos invadiram as ruas, é claro que teriam que invadir a praia também. E foi isso o que aconteceu. Os especialistas no assunto buscaram inspirações diversas para criarem peças luminosas. A estilista Eli Rodrigues, da grife Ki-Korpo, conta que o tema de sua coleção se inspirou na música "Aquarela brasileira", de Silas de Oliveira. "O trecho em que o autor fala sobre as cercanias da Amazônia nos fez pensar que a floresta, o nosso verdadeiro tesouro do mundo, o nosso maior patrimônio, é preciosa e rara, quase como o ouro", diz.
Segundo Eli, o investimento maior da moda-praia será nos tecidos especiais. As novidades são o tafetá cristal (tecido leve com acabamento em brilho sutil), o Fluity dourado (tecido brilhoso e fresquinho que proporciona bem-estar ao corpo), o Jersey Shine (malha produzida com fios brilhantes) e o Lurex (tecido formado por fios dourados). Além dos tecidos, os acabamentos em materiais como miçangas e canutilhos também serão utilizados, mas com menos força. "Os bordados permanecem, mas serão sutis. Eles se encarregarão de dar um toque final a cada peça", conta Eli.
Os tecidos brilhosos, bem como os acabamentos que iluminam a roupa de banho garantem sofisticação ao visual. "Hoje os biquínis podem ser divididos em duas categorias: os de praia - que são aqueles que você usa para pegar sol mesmo - e os sociais, que são boas opções para quem quiser ‘desfilar' na praia ou mesmo usar aquela peça durante o dia", diz Eli. Os biquínis sociais têm uma modelagem maior, são requintados e chiques e os tons brilhantes fazem uma boa composição.
O segredo para quem quer andar na moda e não se arriscar é dosar bem a quantidade de brilho. As dicas são simples e objetivas: procure sempre mesclar peças brilhosas com roupas mais neutras, especialmente o branco e o preto. Essa combinação tem grandes chances de trazer bons resultados. Durante o dia a cautela deverá ser ainda maior, mas quem souber dosar poderá acertar em cheio no estilo. "Uma dica para o dia é optar pelo estilo high-low. Ou seja, buscar sempre um contraponto que não ressalte tanto o brilho. Algumas dicas: uma blusa de paetês pode ser quebrada por um jeans; se a pessoa estiver muito queimada de praia, é bom evitar as cores flúor, pois elas são mais chamativas e podem desvalorizar o visual; ao escolher um acessório brilhoso, procure combinar com uma roupa mais neutra". Tanto nas ruas quanto nas praias, não serão permitidos exageros. É preciso ter cuidado para não brilhar mais que o sol.
Para quem quiser valorizar a cor no verão, chamar a atenção e fazer bonito na próxima estação, não vão faltar opções. As criações são as mais diversas possíveis e, é claro, adaptáveis a gostos e estilos diferentes. Basta escolher aquele que mais combina com você e arrasar.
Pode:
1. Usar brilho durante o dia e a noite. Não existe horário determinado para isso.
2. Opte por mesclar peças brilhosas com roupas neutras. Além de não pecar pelo exagero, essa combinação ainda garante elegância e sofisticação ao visual.
3. A mesma dica vale para os acessórios, como sapatos e bolsas. Use e abuse deles, mas com cuidado para não passar do limite.
Não pode:
1. Usar muitas peças brilhosas ao mesmo tempo. Lembre-se sempre de dosar.
2. Nas praias, cuidado ao combinar biquínis com saídas de praia e/ou sandálias. Se optar por biquínis mais brilhoso, neutralize os acessórios, como brincos e colares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário