sábado, 3 de março de 2012

higiene intima

OS CUIDADOS QUE VOCÊ DEVE TER NOS DIAS DE MENSTRUAÇÃO (E EM TODOS OS OUTROS TAMBÉM!)
Entrar na adolecência significa deixar muita coisa  para trás e descobrir um mundo novo, cheio de idéias, vontades e responsabilidades que você nem tinha antes. Uma delas é passar a cuidar mais do seu corpo, percebendo mudanças e alterações, por dentro e por fora. É importante consultar uma ginecologista - mesmo antes de menstruar pela primeira vez - porque suas dúvidas e seu corpo já não são mais o de uma menina. E assim como todas as mulheres, você vai perceber que é preciso cuidar da higiene íntima o máximo possível pra evitar probleminhas inconvenientes, como o corrimento, por exemplo.
higiene_intima.bmp
O QUE É:
Segundo o ginecologista Ângelo Di Fraia Filho. boa parte das garotas (inclusive as virgens) apresentam corrimentos vaginais, um tipo de  secreção que sai da vagina e pode ser normal ou ser sinal de alguma inflamação ou infecção. “Na adolescência, isso acontece porque os hormônios estão em plena ação, já que é nessa fase que ocorrem os amadurecimentos das funções hormonais”, diz o ginecologista. E, se você estiver com o organismo mais fraco, pior ainda: “por outro lado, é possível que, por essas alterações estarem ocorrendo, o organismo tenha uma queda da resistência, o que favorece os quadros de infecções e inflamações ginecológicas, principalmente se houver descuido em relação à higiene feminina e ao uso de preservativo, se for o caso”.
E como saber se o corrimento é normal ou não? É simples: a secreção natural da vagina, que acontece quando a garota está no período de ovulação, é transparente, não cheira, nem arde ou coça. Já o corrimento que pode ser sinal de doença ( e aí você tem que procurar um ginecologista o quanto antes) pode ser branquinho, esverdeado, amarelado ou acizentado e ter cheiro, além de coçar, arder e irritar a região

NA  MENSTRUAÇÃO
E naqueles dias em que você está menstruada? Deve ter algum cuidado especial com a higiene íntima? Sim, principalmente em relação à troca de absorvente: é  importante fazer isso sempre que for preciso, mesmo que sejam várias vezes ao dia. Garotas que ficam um dia inteiro com um único absorvente correm o risco de desenvolver fungos e doenças (além de ser bem desagradável, né?).
Quanto aos absorventes, escolha um que seja adequado ao seu fluxo menstrual e prefira os sem cheiro, pois os perfumados podem causar irritações em algumas pessoas. Ah, e outra: a história de que absorvente interno tira a virgindade é balela (o que faz  com que a garota não seja  mais virgem é a relaão sexual).
No caso dos sabonetes íntimos, é melhor conversar com o seu ginecologista pra saber se voçê pode usar e qual deles escolher. Mas lavar a região com sabonete neutro e secar bem já são suficientes pra deixar você bem limpinha e protegida.
protecaio.jpg
   PREVINA - SE!
Alguns cuidados simples garantem a sua saúde sexual, não doem e nem custam nada. Por isso, tem que seguir mesmo! As garotas que já não são  mais virgens precisam ter a camisinha como aliada: ela ainda é o melhor método contra a gravidez e doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e é  indispensável em qualquer transa. Além disso, evite tudo o que impeça a região íntima de transpirar, como calças muito apertadas e calcinhas de lycra (as de algodão são as melhores!).
Nada de usar calcinha, biquini ou toalha de amigas ou tomar o remédio que o médico receitou para sua colega achando que, em você, fará o mesmo resultado. E outra dica importante: sabe aquela história de lavar a calcinha no banho e deixar secando por ali mesmo, pendurada no banheiro? Pode esquecer: o certo é deixá-la para  secar num lugar arejado, pra evitar a proliferação de fungos.
XÔ,   CÓLICA!
Segundo o Dr. Ângelo, todas as cólicas que ocorrem no processo mesntrual e, ás vezes antes da menstruação, podem ser melhoradas com atitudes simples. São elas:
- Tenha uma alimentação leve neste período;
- Aumente os exercícios físicos, mas nada de exagerar também;
- Tome muita água;
- Coma mais frutas (abacaxi, maça e maracujá são ótimas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário